28° C

Secretaria de
Administração

Notícias

A rede estadual de educação viveu um dia de grande celebração nesta quarta-feira (19/05).

A rede estadual de educação viveu um dia de grande celebração nesta quarta-feira (19/05). Durante solenidade que anunciou os números positivos de 2009 do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE), no Palácio do Campo das Princesas, o governador Eduardo Campos assinou três decretos com benefícios para os professores.
Os decretos garantem a concessão do vale-refeição aos servidores, um desconto menor no vale-transporte aos professores lotados na Secretaria de Educação e a criação de um grupo de trabalho para estudar o plano de cargos e carreira da categoria. Os professores nunca tiveram direito ao vale-refeição. Com relação ao vale-transporte, o governo diminuiu em 50% o desconto no salário. Antes do novo decreto, eram descontados 1%, 2% e 3% de acordo com a faixa salarial.


Os incentivos fazem parte da política de premiação do Governo do Estado e são fruto dos bons resultados obtidos pelas escolas da rede estadual no IDEPE 2009. O exame registrou aumento significativo nas médias dos três níveis de ensino (fundamental - anos iniciais, fundamental e médio).  As médias para as três modalidades foram 3,9; 3,1 e 3,0, respectivamente.


“Os números do IDEPE de 2009 trazem grande satisfação para a nossa gestão que vem encarando o desafio da educação de forma articulada e com comprometimento político. Estamos construindo uma educação libertadora e cidadã, corrigindo as distorções do passado e apontando para o futuro e os desafios que o País tem pela frente”, afirmou Eduardo Campos.   


O secretário de Educação, Nilton Mota, fez uma apresentação detalhada dos resultados e mostrou também os números do Bônus de Desempenho Educacional (BDE), uma gratificação em dinheiro paga pelo Estado e que este ano vai atingir 80% das escolas – o equivalente a 34.648 trabalhadores da educação.


“Das 944 escolas avaliadas, 94,3% tiveram evolução dos índices educacionais e 80,6% obtiveram mais de 50% de aumento, o que garante o recebimento do bônus. Estes números consolidam todo o esforço da rede, professores, alunos e gestores, que desde 2007, vêm mudando a educação em Pernambuco”, comemorou Nilton.


O pagamento da premiação será feito no contracheque deste mês. Do total de servidores beneficiados, 33.520 estão localizados em 761 escolas estaduais e 1.128 trabalham nas 17 Gerências Regionais de Educação (GREs). “Este ano fizemos questão de incluir os gestores, que em 2008 não participaram do BDE”, ressaltou o governador. Este é o segundo ano da ação que conta com investimento de R$ 41 milhões. Ano passado, o valor disponibilizado para o bônus foi de R$ 28,8 milhões.


A professora Jorgecy Cabral, diretora do Colégio Estadual de Olinda, deu a sua visão do atual panorama da educação do Estado. “Trabalho há 25 anos na rede pública de ensino e, sinceramente, nunca vi um investimento tão grande. A forma como o Governo vem tratando a educação é estimulante para a gente. Agora teremos direito aos vales transporte e refeição, além de ver que o governo está preocupado em tirar do papel o nosso plano de cargos e carreira”, explicou Jorgecy.

“Os resultados apresentados merecem ser celebrados. Estamos no caminho certo, construindo uma educação sólida que estruture a vida das pessoas. Muito bom ver o quanto já fizemos, ver ações em andamento, no entanto não podemos descuidar. Sabemos que muito ainda precisa ser feito”, finalizou o governador.